Leia esse post antes de ter (ou não) filhos

Garota, você não tem filhos, qual a credibilidade desse post?

Toda. 


hahaha

Tudo bem, nem toda... Mas leia até o final se você chegou até aqui, tá?

Trabalho com crianças desde 2008. Em alguns semestres tive cerca de 40 aluninhos. 40 alunos por semestre, chutando baixo, por 8 anos... Vixe... Façam as contas aí, porque eu não sou boa em matemática...rs E de lá pra cá foram muitas aulas, atividades, eventos, passeios, reuniões, conversas e tudo que manda o script com os pequenuxos e os papis.

Sempre convivi com muitas crianças. Além disso, nasci numa das maiores famílias do Brasil (de acordo com as minhas próprias estatísticas) e se você conhece a minha família, sabe do que eu tô falando e sabe que tem criança pra caramba.

Pois bem, nenhuma das crianças com quem eu convivi/ convivo saiu do meu corpinho, mas acho que tenho uma certa experiência pra contar, não é verdade?

O post de hoje ainda não é pra falar sobre as crianças, mas é um aviso bacaninha e do coração pra você que pensa em ter filho(s), beleza?

Gente, de verdade, você pode ser o que você quiser nessa vida. Ninguém paga suas contas, calça seus sapatos e tal, mas por favor, eu imploro que vocês não sejam pais chatos. (Isso é pedir muito?)

Já sei que não, né?

Priscila, e o que pais chatos fazem? (quero saber se sou um/ serei um/ tenho um)

Eles fazem muitas coisas, mas hoje, vou citar minha listinha com as Top 3 Characteristics pra vocês:

1 - Pais chatos não prestam atenção nos filhos deles. 

Na verdade, eles acham que prestam atenção, mas é tudo ilusório. Eles sabem todos os horários das crianças (judô, natação, música, escola, tênis, inglês, dança...) mas não sabem que as crianças não gostam do lanchinho da tarde deles.
Esses pais tem o discurso de "ninguém conhece meu filho melhor do que eu", mas na prática são distantes e se contentam, de certa forma, com os detalhes práticos da vida dos filhos e não estabelecem uma relação que vá muito além disso.

O que acontece? 
Tudo que a gente fala pra eles é uma surpresa, e os pequenos ou não tão pequenos assim, muitas vezes não sentem prazer em compartilhar as coisas com os pais e/ou falam coisas do tipo "ah, eles nem vão ligar se eu contar", e isso é muito triste.

2 - Eles potencializam características dos filhos.

É mais comum do que vocês imaginam pais que acham que os filhos são o próximo Newton ou Einsten, viu? 
Estão sempre pressionando as crianças a serem melhores e/ou ganharem dos amigos em tudo. As crianças são criadas tão e somente para o sucesso. E amiguinhos, vamos falar a verdade... No mundo real não dá pra viver só de sucessos, não é mesmo?

O que acontece? 
As crianças vivem por um fio. Só pensam em competição. Se a atividade for cantar uma música, elas vão te perguntar no final da canção se cantaram melhor do que os coleguinhas. Elas se sentem pressionadas e vivem uma experiência avassaladora e quase insuportável toda vez que que perdem um jogo, por mais simples que seja, ou quando não atingem um parâmetro estabelecido. É de partir o coração.

3 - Eles não deixam os filhos aprenderem as lições que a vida ensina.

Sabe aquela apresentação de seminário da quarta série que te deixou sem dormir? (Tipo, como vou falar dos animais mamíferos? Meu Deus!!!) Ou aquela atividade que a professora escolheu o grupo que você ia participar e você teve que sentar justo com aquele aluno que você não era tão amigo? Ou aquele trabalho que você não sabia como fazer e teve que pedir ajuda pro professor? Então... você passou por tudo isso e está aqui hoje. Não foi fácil pra mim, nem foi fácil pra você. Em algumas dessas situações tivemos o suporte que precisávamos em outras nem tanto, mas tem coisas que não tem como pular, gente. É enfrentar e aprender com a vida.
Nunca nunca nunca defenderei bullying, trabalho infantil , nem nada disso, que fique muito claro. O que quero dizer aqui é que não tem como pular algumas situações na vida MESMO. Tipo trabalhar com alguém que você não goste muito, não é verdade? Ou vocês amam conviver com todos ao redor? Ou todos os seus chefes e subordinados são perfeitos? Mesmo os atores de Hollywood devem ter grupinhos e pessoas que eles gostam mais, não é verdade? rs  E o que acontece com as crianças hoje em dia? Hein? tsc, tcs, tcs...

O que acontece?  
Os pais simplesmente querem evitar, a todo custo, qualquer situação desconfortável que os filhos possam passar e acham que estão fazendo um super favor pros pequenos... E adivinha só? Não estão... A cada dia tenho visto crianças mais inseguras e com uma dificuldade monstra de perder (seja um jogo de dominó) ou de não estar em primeiro lugar.

O que fazer?
Conversar com a criança, criar uma parceria, ouvir como ela se sente, incentivar a criança a pensar em metas reais, demonstrar que o amor que você sente vai além dos resultados dela. Não dá pra estar presente ou levar pra jantar só quando tira 10 na prova, né?


Criança fofinha pra terminar o post. ♥


Bom, é isso por hoje. 

Espero que as 3 características sirvam de reflexão, tá? Vamos pensar em relacionamentos saudáveis com crianças, vamos pensar em troca, em estabelecer parceria, fazer parte da vida deles de verdade. Isso faz toda a diferença e vai fazer a vidinha deles muito mais alegre, cheia de boas recordações!

Isso tudo vale pra quem não é pai também, tá? Afinal, criança é criança em todo lugar e com todo mundo!

Um abraço pra vocês,

P.





Comentários

  1. Adorei. Achei extremamente sensato seu olhar. :)

    ResponderExcluir
  2. Trabalhei durante muitos anos com os pequenos também. Tive uma colega de profissão que dizia que o sonho dela era trabalhar numa escola de órfãos, porque as crianças são ótimas, o que estraga são os pais.

    ResponderExcluir
  3. P.S.: Achei seu blog hahaha! Saudade docê, garota!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paula! Sdd tbm! Conheci a Central do Textão pq você publicou, nem agradeci (coisa feia....rs). Thank youuuuu! Bjs

      Excluir
  4. Ai, vivo com medo de ser mãe chata. Mas nunca vou pecar pelo item 3, pelo menos. Além disso sou a mãe mais sumida da escola. Ok, não é vantagem /o\

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tina, o item 3 é o mais importante... Vc está bem... hehehe :)

      Excluir
  5. Muito bom seu post e seu olhar.
    O problema é que agora estou me achando uma mãe maravilhosa hahahahaha

    ResponderExcluir
  6. recentemente, precisei conversar com os pais de dois alunos. Depois de conhecer os pais, passei a ter muito mais boa vontade com os filhos. Cheguei até admirar um pouco as crianças.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada por comentar!

Postagens mais visitadas deste blog

Não reclame das minhas fotos, please.

Vamos cuidar desse corpinho?

Amamos séries, não amamos?