As aulas de Pilates

Nunca fui do tipo de pessoa que gosta de atividade física... Fui criada pelos meus avós (ser criada pelos meus avós = praticamente 0% de atividade física..rs), fiz natação dos 8 aos 14 anos (só porque o ortopedista recomendou. Problemas de coluna, sabe como é...) e depois disso eu fazia de tudo pra não participar nem das atividades de Educação Física na escola.



Mas é aquilo, depois dos 20 e poucos anos as dores começaram a aparecer aqui, ali, aqui de novo, ali mais uma vez... e o cansaço da rotina e o stress não favorecem nada. Por isso, decidi fazer alguma coisa que pudesse me ajudar a mexer o esqueleto e me ajudasse a extravasar a energia.

Como academia não era uma opção (por uma série de coisas, inclusive vergonha de me exercitar em frente a outras pessoas) e a natação depois de adulto dá muito trabalho (roupa molhada, roupa seca, cabelo molhado, sinusite, banho no vestiário...), descobri que existia um tal de Pilates... Me interessei bastante, era algo mais tranquilo, que trabalharia postura, respiração e tudo mais.Fiz aula experimental, achei legal, me matriculei e comecei as aulas. 

O meu problema, no início pelo menos, foi encarar o estilo dos exercícios... No Pilates quase sempre tudo é muito regradinho, os movimentos tem que beirar a perfeição, você precisa alongar bastante, trabalhar respiração... E eu que já sou uma pessoa com uma bilhão de atividades na vida, me vi fazendo aulas super controladas, e pior, com alguns professores que seguiam o melhor estilo general e tornavam as aulas um martírio... 



Obs.: Durante as aulas eu descobri que encurtamento é o que as outras pessoas tem, porque eu, eu tinha praticamente engolido um cabo de vassoura, gente... Olha, era tanto exercício de puxa daqui, estica dali, respira, repuxa... que eu já até chorei... Tenho pavor de umas séries até hoje...

Mas como essa era praticamente a única opção viável, pensando em tempo, local e dinheiro, eu continuei e fui melhorando aos poucos... Daí uma profe começou a deixar as aulas mais pesadas, com exercícios que envolviam acrobacias, e eu que gosto de umas maluquices e coisas diferentes, literalmente me joguei... rs *Veja o GIF abaixo:


E o que aconteceu numa bela aula? Uma fratura (pequena, ainda bem!) na coluna, inflamação no nervo ciático, muito remédio, fisioterapia e injeções intra-musculares...

Fiquei mais de um ano parada, mas parada mesmo, com medo até de pegar o sabonete que caia no chão do banheiro, até que me senti pronta física e psicologicamente para voltar a me exercitar. (Claro que fui ao médico também.)

Conheci um novo estúdio de Pilates e comecei tudo de novo. As aulas eram num ritmo lento, eu conseguia fazer quase tudo.  A maioria das profes do estúdio são gente do bem, respeitam meu ritmo e não forçam a barra (tem aula que acho que elas querem me levar pras Olimpíadas...hahaha mas eu sobrevivo...rs). O local é bacana, a maioria dos alunos é gente boa, tem umas tias que me chamam de filha (sim, encontrei várias tiazinhas no Pilates...rs) e eu amo!

 

Moral da história? Só queria contar que não vivo sem meu Pilates 2x por semana... rs Me sinto muito melhor assim e aprendo muito sobre meus limites e sobre o meu corpo.

Se você não pratica nenhum esporte, acho legal pensar em algo, viu? Com a vida corrida que a maioria de nós leva, o nosso corpo precisa de momentos só dele (maluco pensar assim, mas é como eu sinto...rs). 
Te desafio a buscar algo também. Ah, não vale desistir no começo, viu? Nunca é fácil encontrar tempo e coragem, mas lá na frente, as coisas começam a fazer sentido, juro!

Como hoje to super Pugliesi...hahaha Vou deixar umas fotinhos aqui:









Um abraço,

P!




Comentários

  1. tou louca pra fazer, mas acho que vou ter muitos problemas com a idade e principalmente com a falta de disposição pra exercicios...
    tambem fui criada com avó...
    rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Beth, se você encontrar um estúdio legal com bons profissionais, você pega o jeito! Sem soombra de dúvidas!

      Excluir
  2. Caramba, suas fotos me deram mais vontade ainda de fazer pilates!
    Sempre quis fazer algo tipo pilates ou yoga, mas a correria por enquanto não permite... Além disso, to com um probleminha na coluna, já fiz trinta sessões de fisioterapia e tem ajudado MUITO! A dor sumiu 95%, mas pra sanar esses 5% o meu ortopedista me deu mais 20 sessões pra fazer, então até terminar não to liberada pra fazer pilates :(
    Enquanto isso vou buscando algum local com horário possível e preço também! hahahha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Barbara, a maioria dos estúdios tem fisioterapeutas como professores, converse bastante, leve exames, fale da sua fisio ates de começar. Se perceber que eles são atenciosos e levam em consideração seu histórico, provavelmente o Pilates será mais prazeroso e vc se sentirá muito melhor! Bjs

      Excluir
  3. Minha mãe faz e ama. O Pilates deu um novo ânimo pra vida dela.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada por comentar!

Postagens mais visitadas deste blog

Não reclame das minhas fotos, please.

Vamos cuidar desse corpinho?

Amamos séries, não amamos?